É incessante a busca por automação e inovação na indústria da construção civil. Dentre as inovações mais recentes destaca-se o BIM (Building Information Modeling), uma metodologia de modelagem de informação visando dar insumos para proporcionar a prototipagem virtual de construções. O BIM vem sendo aplicado em maior escala para obras civis como edifícios quando comparado a obras de infraestrutura como, sistemas viários, sistemas de drenagem e abastecimento de água e energia.
Estes tipos de obra são os principais gargalos enfrentados por países em desenvolvimento, devido à sua complexidade e à necessidade de financiamentos elevados.
Com base na importância e nas grandes demandas das obras de infraestrutura, desenvolveu-se neste trabalho um modo de avaliar a utilização da metodologia BIM através de um estudo de caso de uma rodovia. Além disso, buscou-se a realização de uma ampla revisão bibliográfica com o intuito de avaliar estudos já realizados acerca do tema. Por fim, foi proposto um modelo de fluxo de trabalho utilizando algumas das ferramentas BIM disponíveis no mercado.