top of page

ESTUDOS DE CASO 2019

Aplicação da metodologia BIM para estudos de obras de infraestrutura de transporte: Estudo de Caso - Projeto de Pavimentação da Via SC-436.

É incessante a busca por automação e inovação na indústria da construção civil. Dentre as inovações mais recentes destaca-se o BIM (Building Information Modeling), uma metodologia de modelagem de informação visando dar insumos para proporcionar a prototipagem virtual de construções. O BIM vem sendo aplicado em maior escala para obras civis como edifícios quando comparado a obras de infraestrutura como, sistemas viários, sistemas de drenagem e abastecimento de água e energia.

WhatsApp Image 2022-03-14 at 15.50.31 (5).jpeg

Estes tipos de obra são os principais gargalos enfrentados por países em desenvolvimento, devido à sua complexidade e à necessidade de financiamentos elevados.

Com base na importância e nas grandes demandas das obras de infraestrutura, desenvolveu-se neste trabalho um modo de avaliar a utilização da metodologia BIM através de um estudo de caso de uma rodovia. Além disso, buscou-se a realização de uma ampla revisão bibliográfica com o intuito de avaliar estudos já realizados acerca do tema. Por fim, foi proposto um modelo de fluxo de trabalho utilizando algumas das ferramentas BIM disponíveis no mercado.

SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE

Superintendência de Planejamento e Gestão | Diretoria de Inovação e Padronização | Coordenadoria de Modelagem da Informação

Rua Tenente Silveira, 162 - Centro - Florianópolis, SC / 88010-904  

(48) 3664-9347

Marca_digital_SIE_negativa.png
bottom of page